Alma de Jardineira

domingo, novembro 12, 2006

Pimpineleira

O PASSADO envolve-nos
nas suas folhas secas e murchas.
Mas há
sempre
o AZUL.

4 Comments:

  • Fiquei curiosa com este termo. Só encontrei a pimpinela (Sanguisorba minor)que é um arbusto aromático usado em molhos e saladas e a pimpinella anisum que é o vulgar anis ou erva-doce. Mas na foto não me parece nem uma, nem outra. É uma árvore?
    Um beijo

    By Blogger Ana Ramon, at 10:46 da manhã  

  • A pimpinela é um legume, que usamos bastante na alimentação, aqui na Madeira. Dá numa trepadeira, normalmente corre, formando latadas, como é o caso da foto, só que esta já está seca e não se vêm as pimpinelas. Não faço ideia de qual o nome científico, sei que no Brasil lhe chamam xuxu.
    Eu gosto :)

    By Blogger Lília Mata, at 3:47 da tarde  

  • Ah... então já sei! É o nosso chu-chu que tem o nome científico de Sechium edule. Eu tinha também quando morava perto de Lisboa. Aqui não consigo. Compro-os na loja e deixo começar a grelar para os pôr na terra. Mas não aguentam a geada que se forma durante o Inverno. Eu também gosto muito, até com molho béchamel e um ligeiro calor no forno para tostar. Obrigada pela informação

    By Blogger Ana Ramon, at 3:59 da tarde  

  • Será mesmo q é o nosso chuchú? ou Xuxú?...já nem sei como se escreve o nome dele...rss
    Bem, estou fazendo pesquisa sobre algumas plantas medicinais e vi q a Sanguisorba (Pimpinela) tem várias espécies...o nome científico q procuro é a Sanguisorba Menor...será q é a mesma?
    Abraços à todos

    By Anonymous Anónimo, at 10:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home