Alma de Jardineira

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Sorte




Vi sementes de cravinas e , feliz, comprei-as. Lembrei-me das muitas cravinas coloridas que viviam na borda da poça de uma laranjeira do jardim dos meus pais, durante a minha infância.
Semei. Mais tarde dispus em dois vasos separados. No mesmo dia, com a mesma terra, a mesma quantidade de água, o mesmo carinho e lado a lado, apanhando o mesmo sol e a mesma geada.
Um dos vasos está lindo; no outra, as cravinas estão a morrer. Só pode ser Sorte, mais nada. O sol nasce para todos, mas não brilha de igual forma na vida de todas as pessoas, mesmo se nascidas e crescidas com as mesmas condições e atenções.

Convivência de opostos


Tenho, no mesmo vaso, duas plantas opostas. A malva, segundo o povo, significa lágrimas. A outra, uma espécie de ensaião de que neste momento não me lembro o nome, dizem os seguidores do Feng Shui que dá sorte.
Tenho-as juntas, em coexistência pacífica e amigável. Afinal, tudo na vida tem esta dualidade, nunca se pode viver só com o bom, há sempre uma qualquer pedra no sapato, algo que nos magoa, algo que nos põe tristes. Sempre.

sábado, janeiro 27, 2007

Pêras abacates



O Inverno tem coisas boas. Como estas pêras abacates.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Jarra



Esta é a minha primeira jarra deste ano, depois de ter tirado todos os enfeites de Natal. Escolhi estas flores e esta cor porque me pareceram serenas. A serenidade é o que mais quero neste ano que ainda está a começar.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Arte



Um xadrez artesanal, de canas, servirá de suporte à vida das ervilheiras. É uma solução fácil e eficaz. Quem me dera esta óbvio simplicidade em tudo o resto.

domingo, janeiro 21, 2007

Azedas



Em criança chamava-lhes piolante. Mas a maioria das pessoas conhece-as por azedas. Adorava comer os caules. Eram tão bons. Já não o faço. Limito-me a ficar Feliz sempre que estas flores me surpreendem num campo qualquer.

Despedida



Terminou o Natal. Com uma certa nostalgia, aproveito o fim-de-tarde do dia em que decorre a Festa de Santo Antão, para retirar o presépio e o pinheiro.

sábado, janeiro 20, 2007

Amparo



Olho para o jovem fruto delicioso, tão protegido, tão aconchegado, e apetece-me propor-lhe uma troca.

Licores



Ainda cá estão, sobre a mesa, alguns dos meus licores caseiros. Porque no Caniço a Festa só termina este domingo, dia da Festa de Santo Antão.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Menino Jesus



Digo que esta é a minha segunda lapinha. Coloquei o menino Jesus sobre a jardineira que foi da minha Tia Ascensão, rodeado de triguinho, laranjas, pêras melãs...Ao longe, esta lapinha singela lembra-me as lapinhas que, todos os anos, a minha avolita fazia sobre a cômoda.

O meu presépio



Nada tem a ver com as lapinhas tradicionais, de que tanto gosto. Mas é o meu presépio, que este ano coloquei sobre a mesa de metro que era da minha avolita. Hei-de mantê-lo até ao dia de Santo Antão, como é de costume na minha freguesia. Espero ainda visitas. Há licores de sobra.